domingo, maio 08, 2005

Diálogo do filme bobo.

- É só um filme bobo.
- Não, não é um filme bobo.
- Pare de chorar, é sim; é só mais um filme bobo.
- Que filme bobo o que, é lindo, faz diferença na vida das pessoas, faz elas procurarem ver alguma beleza no mundo, faz elas agirem com beleza, portanto não é só mais um filme bobo; além do mais, me fez chorar.
- Que nada, você é um bobalhão que chora por qualquer filme.
- Sabe o quanto não sou, e você talvez seja a pessoa que mais saiba disso.
- Desculpa, mas tenho um conceito diferente de você.
- Em sua profundidade, você tem esse conceito de mim sim.
- Não importa meu interior, importa que você chora direto por filmes bobos.
- Choro sim, mas não por filmes bobos, e você há de convir que choro cada vez menos.
- Sim, pois os filmes estão cada vez melhores.
- Engano seu, os filmes estão cada vez mais bobos, dificilmente há um como esse de hoje, bonito.
- Besteira.
- Ela não sabe fazer amor sem amor, mas ele faz, ela se incomoda com isso; por vezes até diria que sofre, no íntimo de sua personalidade expressionista. Ela o quer diferente, sente como que se uma doença o acometesse, mas não, é apenas um complexo de Arlequim que logra sua realidade; então eles se refugiam no campo, longe de tudo e das mulheres, e morrem felizes, no ápice da felicidade, como em uma dança singela de gente do interior; pode-se dizer que eles foram o único casal que viveu feliz, pois morreram felizes, e isso é lindo.
- Você é bobo, deve ter gostado tanto assim só porque o mocinho faz um intertexto com O Édipo Rei; sei que adora O Édipo Rei.
- Gosto mesmo, mas não é só por isso. Confesso que fiquei feliz no momento que ela vai até a casa do engenheiro, apenas para tentar fazer amor sem amor, e acaba pegando O Édipo Rei, aí o engenheiro toma-o de suas mãos e o joga ao chão, como se nada fosse, como se fosse apenas um compêndio descabido. Ademais, ela é linda.
- Bobo, bobo, bobo.
- Não sou bobo, apenas contemplo coisas que fazem diferença na vida das pessoas; isso me fez diferença, e deve fazer para muitos.